Teses 2001

BRAUNER, Paula Branco de Araújo

Orientadora: Alice da Silva Cunha
DATA DA DEFESA: 29/06/2001
NÍVEL: Doutorado
ÁREA: Culturas da Antiguidade Clássica
LINHA DE PESQUISA: O discurso latino clássico e humanista
TÍTULO:"O rapto de Prosérpina, de Claudiano"
BANCA: Alice da Silva Cunha (PPGLC-UFRJ), Marilda Evangelista dos Santos (PPGLC-UFRJ), Edison Lourenço Molinari (PPGLC-UFRJ), Ana Lúcia Cerqueira (UFF) e Miguel Barbosa do Rosário (Universidade Estácio de Sá)
RESUMO: A tese apresenta um estudo sobre o Rapto de Prosérpina, de Claudiano, a fim de perscrutar ali as inovações que viriam a redimensionar a expressão literária de língua latina, especialmente no tocante à relação entre o gênero taxonômico da obra e seu conteúdo. O estudo apresentado na tese centra-se na articulação entre continuidade e ruptura, como ponto axial na proposta estética de Claudiano.

TEIXEIRA, Auto Lyra

Orientadora: Nely Maria Pessanha
DATA DA DEFESA: 29/06/2001
NÍVEL: Doutorado
ÁREA: Lígua e Literatura Grega
LINHA DE PESQUISA: Quatro vertentes da poesia grega: O amor, o heroísmo, a contestação e a erudição
TÍTULO:"O Hípias Maior de Platão: Uma abordagem conversacional"
BANCA: Nely Maria Pessanha (PPGLC-UFRJ), Sílvia Damasceno (UFF), Glória Braga Oneley (UFF), Alice Freire (UFRJ- Lingüística Aplicada) e Maria da Graça Schalcher (UFRJ - Filosofia)
RESUMO: Essa tese contém a tradução do Hípias Maior, de Platão, e a aplicação de alguns conceitos da análise da conversação notadamente de vertente norte-americana ao diálogo aí apresentado. Seu objetivo é contribuir com um trabalho instrumental para a argumentação no diálogo em questão. Consta da tese também um estudo preliminar acerca do Hípias Maior, da relação entre escrita e oralidade e da análise da conversação.

MONTAGNER, Airto Ceolin

Orientador: Edison Lourenço Molinari
DATA DA DEFESA: 05/2001
NÍVEL: Doutorado
ÁREA: Culturas da Antigüidade Clássica
LINHA DE PESQUISA: O discurso latino clássico e humanista
TÍTULO: "A construção da frase latina segundo Prisciano"
BANCA: Edison Lourenço Molinari (PPGLC-UFRJ), Alice da Silva Cunha (PPGLC-UFRJ), Carlos Antonio Kalil Tannus (PPGLC-UFRJ), Miguel Barbosa do Rosário (UNESA) e Rosalvo do Valle (UFF)
RESUMO: A tese procura investigar a contribuição de Prisciano para os estudos gramaticais, especialmente no tocante à sintaxe da língua latina. A pesquisa que redundou na Tese deu ênfase aos pressupostos apresentados dos livros XVII e XVIII das Instituições, uma vez que ali se apresentam as oportunidades para a observação do diálogo que se estabelece com a filosofia, mormente com os estóicos. Apresentou-se , primeiramente, uma visão geral das idéias gramaticais que então circulavam. Examinou-se, sobretudo, o conceito de oração, enfocando a dissolução das noções de sujeito e predicado, já esboçadas anteriormente, e a denúncia da insuficiência das noções de substância e acidente. Num segundo momento, a tese verifica a pertinência de uma ratio destinada a dar conta das construções da língua. A tese apresenta um copioso corpus de amostragem extraído de fontes literárias clássicas, onde se verificam as hipóteses de defesa de elementos das teorias de Prisciano.

Teses 2000

PEÇANHA, Shirley Fátima Gomes de Almeida

Orientadora: Nely Maria Pessanha
DATA DA DEFESA: 05/2000
NÍVEL: Doutorado
ÁREA: Língua e Literatura Grega
LINHA DE PESQUISA: Quatro vertentes da poesia grega: O amor, o heroísmo, a contestação e a erudição
TÍTULO:"A louvação aos tiranos da Sicília nas odes "Olímpicas" de Píndaro"
BANCA: Nely Maria Pessanha (PPGLC-UFRJ), Ana Lúcia Silveira Cerqueira (UFF), Marilda Evangelista dos Santos (PPGLC-UFRJ), Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa (UFMG) e Hime Gonçalves Muniz (PPGLC-UFRJ)
RESUMO: Tese para obtenção do Título de Doutor em Letras Clássicas em Língua e Literatura Grega - Faculdade de Letras da UFRJ. Traduz a analisa as "Odes Olímpicas", dedicadas à glorificação dos tiranos da Sicília. Hierão de Siracusa e Terão de Agrigento, visando a verificar, no contexto da obra de Píndaro, a concepção da poesia como arte capaz de perenizar a vitória atlética e o consórcio do mister poético com o mecenato. Examinam-se a relação entre o humano e o divino na elaboração dos versos pindáricos e, a partir da análise crítico-literária das referidas odes, o valor paradigmático do mito como elo entre essas duas esferas. Apresenta, preliminarmente, comentários a respeito do contexto histórico-social da Sicília, tendo em vista serem Hierão e Terão os mais eminentes personagens da história da Sicília do século V a.C.

Teses 1999

CAIRUS, Henrique Fortuna

Orientadora: Nely Maria Pessanha
DATA DA DEFESA: 13/12/1999
NÍVEL: Doutorado
ÁREA: Língua e Literatura Grega
LINHA DE PESQUISA: Quatro vertentes da poesia grega: O amor, o heroísmo, a contestação e a erudição
TÍTULO: "Os limites do sagrado na nosologia hipocrática"
BANCA: Nely Maria Pessanha (PPGLC-UFRJ), Filomena Yoshie Hirata (USP), Hime Gonçalves Muniz (PPGLC-UFRJ), Carlos Antonio Kalil Tannus (PPGLC-UFRJ) e Jaime Larry Benchimol (FIOCruz)
RESUMO: A tese investiga os limites do sagrado na nosologia hipocrática exposta sobretudo no tratado Da Doença Sagrada. Primeiramente, a tese apresenta um estudo acerca do tratamento do tema pelos teóricos que a ele se dedicaram. Em seguida, procede-se a uma análise dos reflexos literários do progresso de laicização das atividades políades. Essa análise tem por fim verificar como e onde o corpus hipocraticum e principalmente o tratado Da Doença Sagrada se insere nesse processo. Nos tratados do corpus hipocraticum analisados, o tema da laicização da doença é considerado sob a perspectica de uma matização axiológica verficada principalmente na relação entre nómos e phýsis, e promovida pela tékhne. A tese apresenta também uma nova proposta de tradução do tratado, condição indispensável para a pesquisa. Também é verificado o lugar do tratado no Corpus hipocraticum - mormente em relação ao Ares, Águas e Lugares -, para determinar o grau de representatividade no corpus hipocraticum e a sua contribuição para o pensamento ocidental.

DOWNLOAD

VIEIRA, Ana Thereza Basilio

Orientador: Carlos Antônio Kalil Tannus.
DATA DA DEFESA: 14/12/1999
NÍVEL: Doutorado
ÁREA: Culturas da Antiguidade Clássica
LINHA DE PESQUISA: O discurso latino clássico e humanista
TÍTULO:"O "De Gloria"; Livro I, de Jerônimo Osório"
BANCA: Carlos Antonio Kalil Tannus (PPGLC-UFRJ), Nely Maria Pessanha (PPGLC-UFRJ), Alice da Silva Cunha (PPGLC-UFRJ), Miguel Barbosa do Rosário (UniverCidade) e Zelia de Almeida Cardoso (USP)
RESUMO: O trabalho teve por objetivo a tradução do primeiro livro do "De Gloria" de Jerônimo Osório, bem como uma apresentação do Renascimento sobretudo em Portugal e alguns comentários concernentes ao próprio tema da glória e suas várias acepções durante os séculos. Esboçou-se ainda um estudo sobre a influência dos clássicos na obra de Jerônimo Osório e a influência por este exercida sobre os demais autores renascentistas.

DOWNLOAD

BRAGANÇA JUNIOR, Álvaro Alfredo

Orientador: Edison Lourenço Molinari
DATA DA DEFESA: 13/01/1999
NÍVEL: Doutorado
ÁREA: Culturas da Antiguidade Clássica
LINHA DE PESQUISA: O discurso latino clássico e humanista
TÍTULO: "A Fraseologia Medieval Latina como reflexo de uma sociedade"
BANCA: Edison Lourenço Molinari (PPGLC-UFRJ), Antonio Hauila (UFRJ), José Pereira da Silva (UERJ), Maria do Carmo Ventura Wollny (UFF) e Rosalvo do Valle (UFF)
RESUMO:O estudo da produção proverbial latina rimada durante a Baixa Idade Média contida no "corpus" estabelecido por Jakob Werner oferece valiosos subsídios à pesquisa sobre "modus cogitandi", o "modus vivendi" e o "modus agendi" delineados pelo discurso eclesiástico. A partir da discussão sobre a delimitação do campo de pesquisa da fraseologia, propõe-se uma definição de provérbio, que contempla os enunciados paremiológicos rimados em latim da Baixa Idade Média entre os séculos XVII e XV, especialmente aqueles provenientes, em sua grande maioria, de regiões de língua alemã. A época, o latim e a rima presentes no "corpus" proverbial permitem reconhecer, através de exemplos de seus eixos temáticos mais comuns, os reflexos sócio-político-culturais da mensagem da Igreja como guia espiritual do mundo medieval.

Teses 1998

MOTA, Arlete José

Orientadora: Marilda Evangelista dos Santos
DATA DA DEFESA: 18/12/1998
NÍVEL: Doutorado
ÁREA: Culturas da Antiguidade Clássica
LINHA DE PESQUISA: A expressão do amor e do político-social na poesia latina
TÍTULO:"Horácio - Sátiras de cunho narrativo"
BANCA: Marilda Evangelista dos Santos (UFRJ), Mára Rodrigues Vieira (PPGLC-UFRJ), Maria da Glória Novak (USP) e Miguel Barbosa do Rosário (UniverCidade)
RESUMO:O trabalho tem por finalidade analisar as sátiras horacianas em que é privilegiada a narrativa. Comentam-se as categorias da narrativa a partir de exemplos extraídos de sátiras selecionadas. Fala-se da elaboração das sátiras de Horácio e de seu antecessor Lucílio. Já ainda um comentário sobre a questão dos mecanismos do riso utilizados pelo poeta e sua preocupação didático-moral em relação aos hábitos de seus semelhante.

Teses 1996

ONELLEY, Glória Braga

Orientadora: Nely Maria Pessanha
DATA DA DEFESA: 27/09/1996
NÍVEL: Doutorado
ÁREA: Língua e Literatura Grega
LINHA DE PESQUISA: Quatro vertentes da poesia grega: O amor, o heroísmo, a contestação e a erudição
TÍTULO: "A ideologia aristocrática nos Theognidea"
BANCA: Nely Maria Pessanha (PPGLC-UFRJ), Filomena Yoshie Hirata (USP), Hime Gonçalves Muniz (PPGLC-UFRJ), Carlos Antônio Kalil Tannus (PPGLC-UFRJ) e Jayntho Lins Brandão (UFMG)
RESUMO:Tese para a obtenção do título de Doutor em Letras Clássicas, na área de Língua e Literatura Grega, na Faculdade de Letras - UFRJ. Apresenta preliminarmente aspectos históricos esclarecedores das condições políticas, sociais e econômicas das cidades gregas do período arcaico, com o objetivo de situar o poeta Teógnis de Mégara num dado contexto histórico. Contém informações biográficas do controvertido poeta e dados relativos à complexa questão da autenticidade da obra que lhe é atribuída. Com base na tradução integral do Corpus Theognideum, analisa os versos elegíacos que tratam da vida política e econômica da pólis, das relações sociais e das ligações amorosas entre um homem mais velho, um erastes, e um adolescente, um erômenos, objetivando demonstrar que os Theognidea refletem a ideologia aristocrática da Grécia arcaica. Estabelece também relações de intertextualidade entre alguns versos do corpus e a produção poética do período arcaico, procurando destacar as semelhanças herdadas da tradição e as diferenças de posicionamento com relação aos temas tratados.

Coordenação

Coordenador: Prof. Ricardo de Souza Nogueira
rsnogueira@terra.com.br
Vice-coordenadora: Profa. Arlete José Mota
arletemota@yahoo.com.br
Secretária: Carla Pinotti
pos.classicas@gmail.com

Contate-nos

Entre em contato conosco pelo telefone oficial da pós-graduação ou pelo email

Endereço

Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas
Faculdade de Letras da UFRJ
Av. Horácio de Macedo, 2151
Sala F. 327
Cidade Universitária - CEP 21941-917
Rio de Janeiro - RJ