Teses 2007

NASCIMENTO, Dulcileide Virgínio

Orientadora: Nely Maria Pessanha
DATA DA DEFESA: 22/06/2007
NÍVEL: Doutorado
ÁREA: Culturas da Antiguidade Clássica
LINHA DE PESQUISA: Modos e tons do discurso grego
TÍTULO: "A tékhne mágica de Medéia no Canto Terceiro de Os Argonautas de Apolônio de Rodes"
BANCA: Nely Maria Pessanha (PPGLC-UFRJ), Hime Gonçalves Muniz (UFRJ), Carlinda Fragale Pate Nuñez (UERJ), Maria Regina Cândido (PPGHC-UFRJ) e Shirley Fátima Gomes de Almeida Peçanha (PPGLC-UFRJ)
RESUMO: A presente tese tem como corpus o canto terceiro de Os Argonautas de Apolônio de Rodes, e objetiva descrever a ação mágica de Medéia, pressupondo constituir esta prática uma tékhne passível de aprendizado. A partir do conceito aristotélico de tékhne e da identificação do caráter mágico de Medéia, a Tese apresenta a análise da estrutura vocabular que permite depreender, em Os Argonautas, a prática mágica como resultante de uma tékhne e não de uma epistéme. Busca, também, a partir da tradição mítico-literária grega, que associava Medéia à magia e à saga dos argonautas, não só inferir a dimensão de pharmakís que a personagem assume nos versos de Apolônio, bem como demonstrar que a pharmakéia é uma prática conhecida e registrada em diversos momentos da literatura grega. A Tese apresenta ainda, em anexo, uma proposta de tradução do canto terceiro de Os Argonautas de Apolônio de Rodes.

DOWNLOAD

SOBRAL, Aldo Eustáquio Assir

Orientador: Carlos Antonio Kalil Tannus
DATA DA DEFESA: 16/04/2007
NÍVEL: Doutorado
ÁREA: Culturas da Antiguidade Clássica
LINHA DE PESQUISA:O discurso latino clássico e humanista
TÍTULO: "Suetônio revelado: O texto narrativo e a cultura política em "As vidas dos doze Césares""
BANCA: Carlos Antonio Kalil Tannus (PPGLC-UFRJ), Alice da Silva Cunha (PPGLC-UFRJ), Vanda Santos Falseth (PPGLC-UFRJ), Miguel Barbosa do Rosário (Universidade Estácio de Sá) e Vera Lúcia Montenegro (Universidade Estácio de Sá)
RESUMO: Esta Tese compreende uma análise da obra As Vidas dos Doze Césares, de Caius Tranquillus Suetonius a partir do estudo da cultura política no regime autocrata dos imperadores romanos. O objetivo principal daTese é a promoção de uma reflexão acerca da tecitura da narrativa da morte dos imperadores Tibério, Calígula, Nero, Galba, Vitélio e Domiciano.

DOWNLOAD

Teses 2006

FLORÊNCIO, Francisco de Assis

Orientador: Carlos Antônio Kalil Tannus
DATA DA DEFESA: 31/08/2006
NÍVEL: Doutorado
ÁREA: Culturas da Antiguidade Clássica
LINHA DE PESQUISA: O discurso latino clássico e humanista
TÍTULO:"As fontes utilizadas por Buchanan para a composição da Psalmorum paraphrasis poetica, liber II"
BANCA: Carlos Antonio Kalil Tannus (PPGLC-UFRJ), Alice da Silva Cunha (PPGLC-UFRJ), Airto Ceolin Montagner (UERJ), Amós Coelho da Silva (UERJ) e Vanda Santos Falseth (PPGLC-UFRJ)
RESUMO: A Tese se propõe a traduzir e a estudar, do ponto de vista da análise dos intertextos, o Livro II da Psalmorum Davidis Paraphrasis Poetica da autoria de George Buchanan, célebre humanista escocês. O objetivo central da Tese é o de identificar as fontes utilizadas pelo autor na elaboração da obra. Verificou-se, então, serem as fontes de três naturezas: bíblica hebraica, bíblica latina e a literatura clássica. Os hebraismos abundantes em Buchanan acusaram o valor das fontes bíblicas hebraicas para a composição de sua obra, assim como a leitura das versões da Vulgata latina revelou seu valor como fonte para a Paraphrasis Poetica. Finalmente, a Tese procurou notar as aproximações propostas por Buchanan entre o texto bíblico dos Salmos e as obras dos autores clássicos, especialmente as de Horácio, Vergílio e Ovídio.

DOWNLOAD

Teses 2005

OLIVEIRA, Roberto Arruda de

Orientadora: Alice da Silva Cunha
DATA DA DEFESA: 13/07/2005
NÍVEL: Doutorado
ÁREA: Culturas da Antigüidade Clássica
LINHA DE PESQUISA: O discurso latino clássico e humanista
TÍTULO: "A morte nas elegias propercianas"
BANCA: Alice da Silva Cunha (PPGLC-UFRJ), Carlos Antonio Kalil Tannus (PPGLC-UFRJ), Mára Rodrigues Vieira (PPGLC-UFRJ), Ana Lúcia Silveira Cerqueira (UFF) e Vera Lúcia Montenegro Vieira (UniverCidade)
RESUMO: A Tese investiga o conflito entre amor e morte presente nas elegias de Propércio, enfatizando a utilização retórica e estilística das figuras míticas. Para tanto, a Tese apresenta também um estudo minucioso das origens e do percurso do gênero elegíaco no seio da sociedade romana.

Teses 2004

FERNANDES, Tania Martins Santos

Orientadora: Nely Maria Pessanha
DATA DA DEFESA: 14/12/2004
NÍVEL: Doutorado
ÁREA: Culturas da Antiguidade Clássica
LINHA DE PESQUISA: Modos e tons do discurso grego
TÍTULO: "O discurso amoroso em "O Banquete", de Xenofonte"
BANCA: Nely Maria Pessanha (PPGLC-UFRJ), Neyde Theml (IFCS-UFRJ), Hime Gonçalves Muniz (UFRJ), Sílvia Damasceno (UFF) e Carlos Antonio Kalil Tannus (PPGLC-UFRJ)
RESUMO: A Tese apresenta, inicialmente, a tradução integral do Simpósio, de Xenofonte, seguida de considerações preliminares sobre a ambiência em que transcorre um simpósio e o lugar deste na sociedade ateniense arstocrática. A partir do estudo a respeito da origem de Eros, a Tese propõe uma análise de trechos que retratam algumas relações sociais e, em especial, os laços afetivos entre um erastés e um erómenos, enfatizando a expressão desses relacionamentos no meio aristocrático. A Tese estabelece, ainda, cotejo entre algumas passagens do corpus xenofontianum e excertos da produção poética do período arcaico, objetivando discernir as semelhanças herdadas da tradição e as diferenças de posicionamento no tocante aos temas abordados, em especial, o amor.

Teses 2003

ARAÚJO, Cecilia Lopes de Albuquerque

Orientador: Carlos Antonio Kalil Tannus
DATA DA DEFESA: 28/11/2003
NÍVEL: Doutorado
ÁREA: Culturas Da Antiguidade Clássica
LINHA DE PESQUISA: O discurso latino clássico e humanista
TÍTULO: "Poetas novilatinos na "Epistola ad Ignatium de Moraes", de Pedro Sanches"
BANCA: Carlos Antonio Kalil Tannus (PPGLC-UFRJ), Alice da Silva Cunha (PPGLC-UFRJ), Marilda Evangelista dos Santos (UFRJ), Vera Lúcia Montenegro Vieira (UniverCidade) e Flora Simonetti (UERJ)
RESUMO:Este trabalho consiste na tradução inédita da Epistola ad Ignatium de Moraes, da autoria de Pedro Sanches, poeta novilatino do século XVI, espanhol que veio de Castela para Lusitânia na comitiva de Dona Catarina, esposa de D. João III, que cantou Lisboa em poemas e adotou-a como sua nova pátria. Nesta epístola de 592 versos em hexâmetros datílicos, exalta sessenta poetas seus contemporâneos, empregando brilhantemente as formas clássicas da sintaxe e da métrica. Em seu texto a Mitologia não é empregada como um enfeite e sim como uma concepção de vida dos poetas humanistas.

Teses 2002

DAVID, Syllas Mendes

Orientador: Carlos Antonio Kalil Tannus
DATA DA DEFESA: 13/12/2002
NÍVEL: Doutorado
ÁREA: Culturas Da Antiguidade Clássica
LINHA DE PESQUISA: O discurso latino clássico e humanista
TÍTULO: "As ciências das causas nos jogos da Eneida: Virgílio e a moderna conceituação de jogo"
BANCA: Carlos Antonio Kalil Tannus (PPGLC-UFRJ), Alice da silva Cunha (PPGLC-UFRJ), Marilda Evangelista dos Santos (UFRJ), Miguel Barbosa do Rosário (Universidade Estácio de Sá) e Rosalvo do Valle (UFF)
RESUMO: Associando a hipótese biogenética de Heckel, como recapitulação das conquistas vitais da subsistência da espécie e de cada indivíduo, a Tese adota o conjunto dos quatro verbos semidepoentes da língua latina, para chega a uma definição virtualmente virgiliana de jogo.

FALSETH, Vanda Santos

Orientador: Carlos Antonio Kalil Tannus
DATA DA DEFESA: 28/11/2002
NÍVEL: Doutorado
ÁREA: Culturas Da Antiguidade Clássica
LINHA DE PESQUISA: O discurso latino clássico e humanista
TÍTULO: "O discurso em louvor das núpcias do príncipe João, de Diogo de Teive"
BANCA: Carlos Antonio Kalil Tannus (PPGLC-UFRJ), Alice da Silva Cunha (PPGLC-UFRJ), Marilda Evangelhista dos Santos Silva (UFRJ), Miguel Barbosa do Rosário (Universidade Estácio de Sá) e Rosalvo do Valle (UFF)
RESUMO: A Tese consiste no estabelecemento do texto, com base em duas edições (1558 e 1762), e na tradução, inédita, de um discurso de Diogo de Teive, escritor novilatino português. Procurou-se apresentar um breve estudo acerca da vida e da obra do escritor, com vista a situá-lo no contexto do humanismo renascentista português. Após uma sucinta abordagem do gênero epidíctico, no qual se insere o discurso, buscou-se analisá-lo no tocante à estrutura, ao estilo, aos lugares-comuns, ao contexto histórico-cultural, tendo sempre em mira a identificação dos diversos aspectos com os modelos clássicos greco-latinos, bem como com os autores contemporâneos à obra estudada.

Coordenação

Coordenador: Prof. Ricardo de Souza Nogueira
rsnogueira@terra.com.br
Vice-coordenadora: Profa. Arlete José Mota
arletemota@yahoo.com.br
Secretária: Carla Pinotti
pos.classicas@gmail.com

Contate-nos

Entre em contato conosco pelo telefone oficial da pós-graduação ou pelo email

Endereço

Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas
Faculdade de Letras da UFRJ
Av. Horácio de Macedo, 2151
Sala F. 327
Cidade Universitária - CEP 21941-917
Rio de Janeiro - RJ